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Para 81% dos empresários brasileiros, LGPD criará novas oportunidades de negócios

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19

NOVEMBRO, 2020

Notícias

Maioria ainda não possui mecanismos que comprovem a proteção de dados dos clientes; apenas 25% já iniciaram investimentos para se adequarem à Lei.

 

Estudo realizado pela Boa Vista, parceira de negócios da CDL Porto Alegre na aplicação de inteligência analítica na transformação de informações para a tomada de decisões em concessão de crédito e negócios em geral, mostra que 81% das empresas brasileiras acreditam que a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) contribuirá com a geração de novas oportunidades de negócios e desenvolvimento, enquanto 19% enxergam a legislação como uma barreira, devido às normas e exigências impostas.

A pesquisa ouviu, entre agosto e setembro de 2020, mais de 500 organizações do setor privado, de diferentes portes e localizadas nas cinco regiões do país. O objetivo foi identificar o comportamento empresarial em relação à proteção de dados dos clientes e o conhecimento em relação à nova Lei, que entrou em vigor em 18 de setembro.

A percepção positiva em relação à LGPD ocorre não apenas quando é avaliado o seu efeito no ambiente de negócio, mas também no relacionamento com clientes. Segundo o levantamento, 51% dos entrevistados afirmaram concordar totalmente com as afirmações de que a Lei irá conferir mais transparência na relação, de que ela contribuirá para a maior segurança dos dados de consumidores (58%), fará com que as empresas solicitem aos clientes apenas os dados estritamente necessários para a finalidade que se propõem (60%) e deixará claro quais são as responsabilidades de pessoas físicas e jurídicas em relação à proteção de dados (57%).

Mesmo assim, 84% afirmaram ainda não dispor de mecanismos que comprovem a proteção dos dados de seus clientes. Nesse contexto, apenas 25% já iniciaram seus investimentos para se adequarem à nova legislação, 45% ainda irão investir e 30% disseram que não pretendem realizar aportes nesse sentido.

“A LGPD tem potencial para impulsionar a economia e contribuir com o amadurecimento de organizações de diversos segmentos. A empresa que estiver em acordo com a Lei se tornará mais competitiva”, afirma Paulo Watanabe, Data Protection Officer da Boa Vista.

Especializada em inteligência de dados, para ajudar os clientes a tomar decisões com menor risco, a Boa Vista vem investindo em diversas frentes para se adequar à nova legislação, como a contratação direta de colaboradores especializados, em consultorias relacionadas às áreas de privacidade e segurança cibernética e em auditorias técnicas e mecanismos tecnológicos que garantem o cumprimento da Lei.

 

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A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.

 

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