O presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino, participou da palestra Papo Amigo, da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas de Porto Alegre (ADCE), desta quinta-feira (9). Com muito bom-humor, ele trouxe inúmeras novidades sobre o varejo e enfatizou que participar mais uma vez do encontro da ADCE era um momento muito alegre. “Faço questão de prestar uma homenagem, logo no início da minha fala, a três ‘adecianos’: Alécio Ughini, Humberto Ruga e Paulo Vellinho”, observou Schifino, dizendo o quanto já aprendeu com estes empresários no decorrer de sua carreira.
Também na abertura do evento, conduzido pelo presidente da ADCE, Renê Ferreira de Oliveira, Schifino avaliou o momento econômico atual e comemorou os resultados que vêm sendo obtidos pelo Movimento Chega de Mordida, do qual a CDL POA é uma das criadoras. “Acabamos de receber um levantamento do Governo do Estado sobre o impacto do Diferencial de Alíquota (Difa), conhecido por Imposto de Fronteira, para os optantes do Simples Nacional”, ressaltou. Os números foram repassados no início da semana em reunião realizada na Secretaria da Fazenda. Agora, os empresários das diversas entidades envolvidas irão apresentar propostas para a cobrança e o pagamento da dívida, que representa apenas 1% da receita do Estado e a maioria dos empregos.
O mundo mudou
Na continuidade de sua apresentação, Schifino falou de o quanto o mundo mudou em um piscar de olhos e trouxe exemplos de eventos como a NRF 2015 (maior evento de varejo no mundo, do qual a CDL POA participa) e o Zoom Likers, promovido no final do ano anterior pela entidade porto-alegrense. “Estamos em um momento de profunda crise, mas também de profunda transformação”, ressaltou. Além disso, o presidente comentou que a empresa tem que ter um propósito e fazer sentido para a sociedade. “Se ela só for importante para você, significa que ela já morreu”, sentenciou. “Ter um interesse genuíno em pessoas também é imprescindível”, argumentou otimista.
Impostômetro
Por fim, convidou os presentes a participarem do lançamento do Impostômetro, no dia 25 de maio, Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte. O painel será localizado bem no Centro de Porto Alegre, entre a avenida Otávio Rocha e a rua Dr. Flores.
Crédito das fotos: Karen Horn