RECRIE O VAREJO: Atenta aos movimentos do mercado, rede de hotéis transforma quartos em escritórios para locação
15
JUNHO, 2020
Notícias
Com projeto que iniciou em São Paulo e pretende chegar ao Rio Grande do Sul, Grupo Accor dribla a falta de demanda por hospedagem e encontra nova forma de suprir as necessidades do mercado de hotelaria adaptando as instalações e criando um novo serviço, o room office.
Veja o passo a passo deste processo:
CONHEÇA A EMPRESA
>> Grupo Accor
Características do negócio
– Setor de hotelaria
– Presente em mais de 100 países
– Grande Porte
Problema
Como administrar a ausência de demanda por hospedagem e aproveitar as novas demandas do mercado?
PLANO DE AÇÃO
Passo 1: Estruturar um plano de ação para adaptar o negócio às restrições impostas pela pandemia e continuar operando.
Passo 2: Observar as novas demandas do mercado para o segmento – muitas pessoas passaram a buscar tranquilidade e infraestrutura para trabalhar em um local seguro, perto de casa, confortável e com preço acessível.
Passo 3: Criação de um novo serviço: room office. Adaptar a estrutura física e operacional da rede de hotéis Ibis e Novotel, em São Paulo, transformando os quartos em escritórios.
Passo 4: Consultar investidores para viabilizar o projeto e verificar decretos para aberturas dos hotéis, assim como a demanda pelos serviços.
Passo 5: Entender o novo público-alvo – pessoas que estão no home office e desejam fugir de ambientes compartilhados durante a pandemia, mesmo que sejam em coworkings, na própria empresa ou em casa.
Passo 6: Operacionalizar o projeto retirando o mobiliário habitual dos quartos e substitui-los por itens para pequenos escritórios individuais, como mesas, cadeiras, sofás, além de internet de alta velocidade, frigobar, água, chá e café. Também, oferecer equipamentos para reuniões online, como monitores, utensílios áudio e visual, entre outros.
Passo 7: Estabelecer pacotes facilitados de adesão, com opções de pagamentos por diárias, semanas ou meses. Além de um horário de funcionamento específico para o novo serviço: entre às 8h às 20h.
Passo 8: Reorganizar serviços, evitando aglomeração, uso de áreas comuns e aumento do risco de contágio pelo coronavírus. Para isso, oferecer pacotes de alimentos e bebidas com café da manhã, almoço e jantar apenas por serviço de quarto. Assim como, possibilitar a locação de equipamentos para atividade física dentro dos ambientes privados, já que as academias dos hotéis foram fechadas.
RESULTADOS
As adequações nos hotéis da rede Accor em São Paulo foram tão exitosas que o Grupo francês está expandindo a ação para as operações localizadas no Rio Grande do Sul. Segundo o COO das marcas midscale e econômicas da Accor no Brasil, Olivier Hick, cerca de 18 hotéis do Estado gaúcho terão também seus quartos transformados em escritórios.
Grupo Accor
Maior grupo hoteleiro no Brasil, proprietário de redes como Ibis e Novotel. Criado na França, possui mais de 3,7 mil estabelecimentos pelo mundo.
___________________________________________________
A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.