Semana do Brasil: Iniciativa trará oportunidades reais de bons negócios, avalia CDL Porto Alegre
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SETEMBRO, 2019
Notícias
O lançamento da Semana do Brasil pelo governo federal, que ocorre de 6 a 15 de setembro com desconto e promoções no varejo, recebeu o apoio de entidades do setor. A CDL Porto Alegre está incentivando os lojistas a participarem desta primeira edição, que já se inicia na sexta-feira. Para o presidente da entidade, Alcides Debus, a Semana do Brasil vem para aquecer o varejo no mês de setembro – período que historicamente registra menor índice de consumo em vários segmentos. “Em um mês que tradicionalmente apresenta baixo desempenho em função dos feriados, esse é mais um estímulo ao movimento no comércio, com oportunidades reais de bons negócios”, explica o dirigente.
O conselheiro do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), Marcos Gouvêa, vê como positiva a criação de uma nova data comercial no calendário brasileiro. “Entre 2004 e 2014, tivemos um período áureo no varejo. Depois, andamos para trás e, agora, estamos andando de lado. O Brasil só vai para frente à medida que o setor privado conseguir se articular e fazer as coisas acontecerem”, disse Gouvêa. O desejo é que o consumidor tenha um benefício real, na forma de descontos e gratuidades.
Mais de 40 associações já demonstraram apoio à Semana do Brasil, e está prevista a participação de entidades de comércio, atacado, bancos, agências de viagem, entre outras. “Vamos transformar isso num marco nesse processo de retomada da economia”, afirmou Gouvêa.
A projeção dos varejistas é que a data funcione como estímulo incremental de vendas e não concorra com outras iniciativas do tipo, como a Black Friday, que acontece em novembro. “Na dinâmica do varejo, dois meses é uma eternidade”, afirmou o conselheiro do IDV.
Fonte: Jornal do Comércio – 04/09/2019