Planejando 2021: sete dicas para alavancar as vendas nas datas comemorativas
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JANEIRO, 2021
Notícias
No varejo, as datas comemorativas são primordiais para o faturamento. A depender do segmento, os resultados podem triplicar nos meses em que são celebradas. Para aproveitá-las de forma eficiente, a CDL POA preparou sete dicas para que o lojista aproveite da melhor forma as principais datas que movimentarão as vendas durante 2021.
O planejamento antecipado das datas é fundamental, o tempo deve ser um aliado, tanto para o preparo de estoque, quanto para as ações de marketing e divulgação. Desse modo, tudo fluirá bem, e as vendas poderão acontecer como esperado. As datas sempre muito aguardadas, como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados não podem ficar de fora.
Veja sete dicas para alavancar as vendas nas datas comemorativas:
1 – Conheça o seu cliente
As estratégias devem ser voltadas para o público que compra e utiliza o seu produto ou serviço. As datas comemorativas têm o potencial de chamar novos clientes para o estabelecimento e esse é o momento de valorizar o público de forma adequada, redobrando os cuidados com o atendimento. O time deve estar preparado e alinhado com seu público, de modo a compreendê-los e oferecer a melhor experiência possível, facilitando a vida do cliente e o ajudando a resolver suas necessidades para a data. Lembrando, é claro, de manter todas as medidas de segurança sanitária também no atendimento.
2 – Invista nas ações para as datas
O lojista, além de se planejar, deve investir nas datas comemorativas. É sempre importante ressaltar que elas não se vendem sozinhas. O cliente espera encontrar alguma ação especial ou produto pensado para a ocasião. É essencial inovar, mesmo que as datas se repitam a cada ano.
3 – Personalize as redes sociais
A comunicação digital com clientes e públicos diversos está crescendo cada vez mais e, por isso, por meio das redes sociais, deve se direta e cativante. As campanhas devem falar diretamente com a ‘dor’ do cliente e suas necessidades. Ações com ‘influencers’, que conversam com o público da loja devem ser consideradas, devido ao seu grande poder de convencimento e apelo, especialmente para indicar produtos e serviços para as datas comemorativas.
4 – Utilize o marketing direto
O relacionamento estabelecido com os clientes da empresa deve ser cuidadoso, atencioso e fiel. Campanhas de e-mail marketing nas datas comemorativas funcionam muito bem e colocam o produto no topo das opções de compra. Vale ressaltar que todas as normas e regras da Lei Geral de Proteção de Dados devem estar adequadas às campanhas.
5 – Customize a decoração
Tanto no ponto físico quanto no virtual, a decoração ou personalização devem ser levados a sério nas datas comemorativas. O encantamento faz parte da experiência da compra. Possíveis mensagens contidas na decoração podem servir de reforço de que se trata de uma data para presentear pessoas queridas, parentes ou colegas de trabalho, o que pode aumentar o ticket médio.
6 – Crie um calendário para as vendas
Invista tempo e criatividade para elaborar um calendário inteligente, que facilitará a criação de ações e a preparação de estoques. Deste modo, o empreendedor pode anotar ideias e insights que venha a ter durante o ano e, principalmente, agir com inteligência e tempo. É importante investir nas datas que realmente façam sentido para o negócio.
7 – Faça uma análise de mercado e da concorrência
Saber o que os outros estabelecimentos fazem ou fizeram ajuda muito na hora de encontrar ideias originais para não oferecer o ‘mais do mesmo’. Conhecer em profundidade o mercado é primordial para ações inovadoras e disruptivas.