Shoppings, lojas de rua e restaurantes voltam a abrir aos domingos em Porto Alegre
08
OUTUBRO, 2020
Notícias
Os shopping centers, lojas de rua e restaurantes vão voltar a abrir aos domingos em Porto Alegre. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (7) em decreto do prefeito Nelson Marchezan Júnior, que já era esperado. Os setores de varejo e serviços querem aproveitar as vendas e o fluxo na véspera do Dia das Crianças, no próximo domingo (11). Lojas e alimentação não funcionavam desde começo de julho neste dia da semana, devido a restrições da pandemia. Apenas serviços essenciais, como supermercados e farmácias. Agora os setores estão liberados para funcionar todos os dias da semana.
O decreto prevê que o comércio de rua pode abrir das 9h às 17h. Os estabelecimentos de shoppings, podem abrir das 12h às 20h que já era o horário antes da pandemia. Restaurantes, bares, padarias, lojas de conveniência, lancherias e similares podem funcionar das 6h às 23h, com um detalhe: o ingresso dos clientes nos locais tem de ocorrer até as 22h. A norma também autoriza academias de ginástica a abrirem aos sábados, amplia operação presencial de escritórios de advocacia, contabilidade e imobiliárias e permite acesso de clientes à área interna das bancas do Mercado Público.
Outra mudança é que passam a ser permitidas mais atividades sociais em condomínios. Outra reivindicação foi feita pelo presidente da CDL POA, Irio Piva, sobre a necessidade de liberar alguns eventos para elevar a atratividade dos estabelecimentos. “A gente vê que os shoppings estão extremamente vazios. É um problema para lojistas e empreendedores. Precisa horário, mas sem número de atividades é difícil viabilizar”, ressaltou Piva. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Hoff, diz que a prefeitura trabalha com protocolos sanitários para viabilizar a realização de eventos. “Precisa abrir aos domingos”, foi enfático um dos executivos do grupo Zaffari, dono das operações do Bourbon Shopping, Claudio Zaffari, que reforçou que os estabelecimentos não recuperaram as vendas.
“Não conseguimos ver lógica dos horários com os protocolos em vigor. Como não pode deixar entrar todas as pessoas, os horários precisam ser ampliados”, relacionou Zaffari. A reabertura dos cinemas foi repetida por vários dirigentes na videoconferência, muitos considerando que se trata de permissão que vai evitar novos fechamentos de negócios. “Frente ao comportamento exemplar que todas as medidas geraram, pode dar um passo à frente”, observou Zaffari. Uma das propostas que surgiu na videoconferência é a de incentivar que as pessoas antecipem as compras de Natal, para evitar maior aglomeração no fim de ano com riscos à contaminação. Os setores relataram que as vendas estão entre 30% e 40% do que seria o normal ou frente a 2019.
Fonte: Jornal do Comércio – Edição impressa em 08 de outubro de 2020.
___________________________________________________
A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.