A 104ª edição do Retail Big Show – NRF, que se encerrou na última semana, em Nova Iorque, apontou tendências significativas para o varejo mundial. Com base no que foi apresentado e vivenciado no evento, Edmour Saiani, sócio-fundador da Ponto de Referência e integrante da comitiva da CDL Porto Alegre que esteve nos Estados Unidos, enumerou algumas que deverão ser incorporadas pelo setor a fim de conquistar e manter o cliente.
Uma delas incorpora um novo vocabulário na linguagem do setor: o varejo figital. “O novo cliente quer aprender, ver, tocar, sentir, experimentar, comparar, levar, avaliar, criticar, elogiar e recomendar. Antes ele queria apenas comprar. Para atender esse novo público, os conceitos de varejo digital evoluíram a ponto de se fundir com o varejo físico. Físico + digital = figital. Só os dois conceitos unidos permitem que o cliente faça tudo o que ele quer”, explica Saiani.
“Isso não significa que a loja irá morrer. Ela tangibiliza tudo o que a marca quer ser. Ela tem que usar o mashup, fusão de tecnologia com contato humano, para motivar o cliente a preferi-la. O mobile é o hub digital e a loja no físico. Esse mix dita o tom. Os market places acompanham esse modelo de flexibilidade e expandem as possibilidades de compras. A marca não pode terceirizar. Eles são armas de comparação e possibilidade de compra fantásticas”, defende o executivo.
Na quinta-feira, dia 29/01, a CDL Porto Alegre promove o Zoom Pós-NRF 2015 a fim de compartilhar toda essa experiência. Será das 8h às 12h30min, no Teatro do CIEE (Avenida D.Pedro II, 861). Para inscrições, www.zoom.eventize.com.br.