Vendas no comércio sinalizam para retomada gradual da atividade econômica em Porto Alegre
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SETEMBRO, 2020
Notícias
Levantamento aponta que o desempenho varia de 55% a 60% em relação ao mesmo período do ano passado.
Proprietário de uma loja de vestuário feminino, com unidades em dois shoppings de Porto Alegre, Carlos Klein afirmou que as vendas nos primeiros quinze dias do mês de setembro chegaram a 45% em relação ao mesmo período do ano passado. “A cada semana após a reabertura estamos vendendo um pouco mais, apesar de a chuva afetar o desempenho do varejo. Na segunda e terça-feira desta semana, a comercialização foi tímida, abaixo das outras semanas”, relatou. Mesmo assim, Klein afirma que, na média, a loja demonstra progresso a cada semana, mesmo que de forma lenta.
O empresário destacou que, por conta da pandemia, lojas e centros comerciais estão funcionando em horário reduzido, de segunda a sábado, das 9h às 17h, e os shoppings, das 12h às 20h – o que também afeta o desempenho. Diante de todo este cenário, Klein precisou ajustar os custos para manter o negócio. “Parte dos funcionários está com contrato suspenso, com o governo federal pagando auxílio. Isso ajuda bastante, pois já é 50% da folha economizada”, revelou.
Por enquanto, Klein acredita que é desnecessário aumentar horário de funcionamento. “Não seria interessante ampliar agora até em função da demanda”, assinala. “Espero que haja estabilização das internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e diminuição do número de mortes para que as pessoas se sintam mais confiantes para sair e consumir”, completa. Na avaliação do presidente do Sindilojas, Paulo Kruse, as vendas estão ‘oscilando muito’. “Tem alguns comerciantes conseguindo números bons e outros, nem tanto. E a chuva tem atrapalhado bastante o comércio. Tradicionalmente quando há chuva, atrapalha bastante”, observou.
O presidente da CDL, Irio Piva reconhece que a chuva e o tempo instável prejudicaram as vendas, mas afirma que este é um momento mais otimista, onde já se vê algum crescimento no setor. “Conversei com alguns lojistas, não é dado estatístico, mas alguns registraram em torno de 60% de vendas em relação ao ano passado”, frisou, acrescentando que é preciso considerar horário reduzido de funcionamento. Piva destaca que determinadas empresas conseguiram adequar custos por conta da carga horária reduzida. “Se tiver desempenho em torno de 70% em relação ao ano passado já é considerado bom desempenho.
Segundo lojistas consultados pela CDL POA, o desempenho varia de 55% a 60% em relação ao mesmo período do ano passado. “A avaliação é positiva, mas é claro que estamos trabalhando bastante para melhorar esse número que ainda não é suficiente para a manutenção plena dos negócios, mas já é indicativo de melhora”, assinalou. Piva defende a retomada ‘total’ das atividades’, embora ressalte a importância de analisar as diferentes realidades por segmento e a opção de cada lojista querer abrir.
“Muitos lojistas defendem a retomada imediata de um horário de funcionamento ampliado, outros ainda precisam da jornada reduzida para conseguir equilibrar as contas. Por exemplo, tem pequenos comércios que conseguiram ajustar seus custos para horário de funcionamento neste momento e que estavam sofrendo muito. O movimento que está tendo, torna possível a viabilidade do negócio. Cada um está encontrando sua forma de sobreviver”, afirmou.
Fonte: Jornal Correio do Povo
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A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.