Varejo figital, design mutante, marcas fluidas, curadoria do produto e da experiência, ecologia digital e telepatia permitida são alguns dos conceitos trazidos pela comitiva da CDL Porto Alegre direto da 104ª edição do Retail Big Show – NRF, realizada em Nova Iorque (EUA). E, justamente, para divulgar o que cada uma dessas tendências pode representar de ganho ao varejo gaúcho, a entidade promove o Zoom Pós-NRF, na próxima quinta-feira (29), das 8h às 12h30min, no Teatro CIEE, em Porto Alegre.
De acordo com o presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino, a NRF lançou um novo olhar sobre a loja física. “Esse foi, sem dúvida, o ponto mais presente nesta edição do evento. O quanto se faz necessário o lado alma do negócio, que no ambiente de web é sempre muito complicado de ser transmitido. O peso das pessoas e do propósito como um ingrediente fundamental no sucesso dos que melhor surfaram a onda da crise e que agora, em ambiente mais tranquilo, devem se destacar ainda mais. A loja está viva”, destaca.
Edmour Saiani, sócio-fundador da Ponto de Referência e integrante da comitiva que esteve nos Estados Unidos, aponta outras tendências significativas que deverão ser incorporadas pelo varejo a fim de conquistar e manter o cliente. Uma delas incorpora um novo vocabulário na linguagem do setor: o varejo figital. “O novo cliente quer aprender, ver, tocar, sentir, experimentar, comparar, levar, avaliar, criticar, elogiar e recomendar. Antes, ele queria apenas comprar. Para atender esse novo público, os conceitos de varejo digital evoluíram a ponto de se fundir com o varejo físico. Físico + digital = figital. Só os dois conceitos unidos permitem que o cliente faça tudo o que ele quer”, explica Saiani.
O empresário ressalta, ainda, que o cliente não para de mudar e o varejo também sofreu muitas alterações nos últimos três anos. “As marcas têm que acompanhar essa evolução, afinal, marca é conjugação do verbo marcar. Se minha marca é competente, ela marca o cliente. A nossa maior habilidade, no entanto, é aprender novas habilidades. O que nunca pode mudar é o propósito pelo qual ela existe. A marca precisa ser forte e ratificar esta força diante das mudanças que se fazem necessárias. E assim nos deparamos com o que podemos chamar de marcas fluidas”, diz.
Além de Saiani, o Zoom Pós-NRF terá como palestrantes Alejandro Padron (líder para varejo da Consultoria da IBM Brasil), Grasiela Tesser (diretora Comercial e Marketing da NL Suporte à Gestão); e José Roberto Resende (diretor da Shopping Brasil), experts do setor que vão apresentar cases do mercado e oferecer ideias inovadoras para as empresas que participarem.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.zoom.eventize.com.br.
Confira a programação completa com Talk Show no final:
8h – Recepção – Welcome Coffee
8h30min – Abertura
8h50min – Alejandro Souto Padron – líder para varejo da Consultoria da IBM Brasil – As tendências do varejo na visão da IBM
9h30min – Edmour Saiani – Ponto de Referência – Do Presente ao Futuro do Varejo: Questão de Coragem
10h – Intervalo
10h30min – Entrega Troféu Loja Sustentável
10h40min – Grasiela Tesser – NL – Beacon não é Bacon – Mas tá na boca do povo! O que vimos de mais legal sobre tecnologia na NRF
11h – José Resende – Shopping Brasil – O melhor do varejo de NY
11h30min – Talk Show com Gustavo Schifino (Trópico), Tiago Mello (Carlos Miele/M.Officer), Alberto Cimenti (Quero-Quero) e José Resende (Shopping Brasil)
12h – Encerramento